Brasília em Minas

Canteiro de obras na divisa entre Belo Horizonte e Vespasiano em 11/05/09

Canteiro de obras da nova sede do Governo de Minas Gerais na divisa entre Belo Horizonte e Vespasiano em 11/05/2009

De tanto sonhar com o Planalto Central,  o governador Aécio Neves (PSDB) resolveu levar um pouco de Brasília para Minas Gerais. Ao custo de R$ 890 milhões,  o governo mineiro banca nova sede administrativa desenhada por Oscar Niemeyer.  As curvas das duas torres principais da construção já mudaram a paisagem das Minas Gerais. A obra anda a toque de caixa, quem desembarca em Confins e segue rumo ao Centro parece ter voltado à Brasília. O centro administrativo mineiro é uma cópia com sotaque do conjunto de prédios que reúne Executivo, Legislativo e Judiciário no Distrito Federal. A diferença principal é amaquetecentroadministrativogovernominasgerais localização. Enquanto em Brasília os pobres são empurrados para cidades satélites, em Minas o novo centro administrativo é cercado de bolsões de favelas. Bonito está ficando, mas quem vai sofrer para trabalhar são os 20 mil funcionários públicos do estado.  A sede do governo  vai ficar na divisa entre Belo Horizonte  e Vespasiano, a quase uma hora do Centro, contando com o trânsito. O governo alega que economizará R$ 25 milhões por mês em aluguel transferindo a estrutura do Estado. Entram as curvas de Niemeyer e sai a imponência histórica do Palácio da Liberdade.

Advertisements

4 thoughts on “Brasília em Minas

  1. o sr. arquiteto dessa obra é um gênio,o que não consigo entender é o porque que os hospitais de mg estão da forma que estão,sem médicos,aparelhagens,remédios e etc ,a saúde pública em minas é uma merda, mas dinheiro para obras como esta não falta,os mentores disso tudo aí não precisam de hospitais públicos né? acredito eu que a água não acabe na hora do banho deles,como acontece nos luxuosos hospitais públicos de mg………parabéns…..temos emprego a vontade em mg……….parabéns……..o poder público realmente sabe o que faz eu sou ignorante pois sou pobre.

  2. Este palacio esta sendo uma divisa mais linda entre BH e Vespasiano.
    Mais esta sendo dificil ouvir falar do dia do concurso, para trabalhar ai dentro não deve ser muito facil.
    Então se não for incomodo, me informe pelo E-Mail, o dia do concurso.
    Desde de já agradeço, e não vejo a hora de trabalhar neste lugar.
    Obrigado!

  3. Parabéns Aécio, assim economizaremos mais de 30 milhões em aluguéis de imoveis para repartiçoes públicas, como acontece hoje.

  4. Passei há pouco pela Linha Verde (outra obra feita pelo Aécio para alegrar as empreiteiras), onde fica a obra faraônica, e me deparei com o novo centro administrativo mineiro, indo do aeroporto de Confins para o centro de BH. Vi que em Minas não deve faltar dinheiro (para obras, evidentemente). Ah, os viadutos da tal Linha Verde, entregue à população há poucos meses, já estão sendo reformados. É de chorar. Assim como choram os moradores do Morro Alto, bairro mais pobre de Vespasiano -afundado em violência- e que ficará bem do ladinho da sede do governo mineiro. Quem sabe assim Aécio não enxerga o povo e não só a zona sul carioca que tanto adora?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s